Métodos - Aeropress

RECEITA AEROPRESS

Inventada na era espacial, desenvolvida pela Aerobie com a ajuda de Alan Elder, uma grande mente criativa e um entusiasta de cafés, a Aeropress segue desafiando as leis da gravidade.

Nativa do Estados Unidos da América, Aerobie também  foi responsável pela criação do super frisbee que bateu o recorde do Guinness ao alcançar a incrível distância de 400 metros ao ser lançado por um ser humano.  Este fino domínio sobre engenharia e aerodinâmica fizeram toda a diferença na hora de nos presentear com esse diferenciado e adorado dispositivo chamado Aeropress.

Passo 1 

Ferva 400 ml de água filtrada ou mineral (temperatura entre 90-96°C), sendo metade para escaldar o filtro . Separe entre 15-18 gramas de café (de acordo com a sua receita favorita). Na Aeropress sempre buscamos uma granulometria ligeiramente mais fina que a de sal marinho para o nosso café moído.

Passo 2 

Encaixe o filtro de papel na tampa removível em seguida use a água fervente previamente separada para escaldá-los assim como a parte do êmbolo da Aeropress. Este processo é responsável por duas funções muito importantes: Ajuda na aderência do filtro na tampa assim como evita o que o gosto de papel do filtro influencie em seu café.

Essa tarefa pode ser mais difícil do que parece uma vez que água está bem quente e o filtro é bem pequeno: Segure a tampa pela suas “orelhas” e derrame a água bem devagar para que o filtro consiga absorvê-la.

Passo 3 

Vamos lá ! hora de montar sua Aeropress: Monte sua Aeropress da seguinte forma: apoie o êmbolo em uma superfície plana e encaixe na outra parte da “seringa”, de modo que a tampa fique virada para cima. Vale ainda conferir se todas as partes estão devidamente secas, já que qualquer umidade pode comprometer a selagem.

Passo 4 

Adicione seu café moído a Aeropress, tomando cuidado para não desperdiçá-lo jogando para fora do Êmbolo.

Passo 5

Adicione o dobro de água para cada grama moída de café (em uma receita de 15 gramas de café, adicione 30 gramas de água). E como de costume, a água deve estar fervendo em temperatura entre 90-96°C. 

 Após derramar a água sobre o café, deixe-o descansar por 30 segundos e certifique-se de que todo o café foi hidratado de forma uniforme para que o processo chamado de pré infusão seja concluído de forma correta resultando em um café com mais sabor e aroma. Se necessário use uma colher para mexer.

Passo 6

Preencha o êmbolo da Aeropress adicionando lentamente o restante de água fervente, lembrando sempre de fazer movimentos circulares. 

Passo 7 

Após um minuto decorrido do último passo, faça dez movimentos circulares no êmbolo com a ajuda da espátula ou colher e agora seu café está pronto para ser extraído da Aeropress.

Passo 8 

Está na hora de extrairmos o nosso tão esperado cafezinho. Certifique-se de que a tampa está devidamente rosqueada. Encaixe a tampa de sua Aeropress em sua xícara e comece exercer pressão constante sobre o êmbolo  com a palma de sua mão. A extração estará completa quando você escutar uma espécie de assobio ao pressionar o êmbolo indicando que não há mais água para ser extraída.

A nível de curiosidade se você estiver sentindo uma grande resistência na hora de exercer pressão no êmbolo,  talvez a moagem de seu café deveria estar mais grossa, assim como, se a pressão estiver muito fácil de ser exercida, vale a pena testar uma moagem mais fina.

Passo 9 

Agora, após extraída totalmente água da Aeropress, desrosqueie a tampa e novamente exerça pressão sobre a Aeropress, isso fará com que a borra de café seja ejetada do equipamento.

Carregando Ambiente Seguro