Métodos - Hario V60

Fala moradores, tudo beleza ? Hoje vamos ensinar vocês a tirarem o máximo de nosso Cafezão usando este método sensacional que é o Hario V60. Para quem não está familiarizado a Hario V60 é um suporte para filtros que foi idealizado no Japão e que leva o nome da empresa centenária.

Esta empresa, a HARIO™,  passou a primeira metade de sua história se dedicando exclusivamente a fabricação e venda de vidros resistentes a altas temperaturas e apenas em 1948 deu início a fabricação itens de utilidade doméstica com o syphon, um outro método de extração que alguns de vocês já devem conhecer. Prototipado no início dessa transição o método V60 só saiu do papel em 2005 e fez grande sucesso devido aos seus diferenciais: 



  • Sua angulação de 60° que lhe dá nome otimiza o fluxo de água e a extração uma vez que seu formato cônico aumenta o contato entre água e pó de café;

  • Ranhuras em suas paredes causam turbulências afastando as partículas mais finas de café do fundo do filtro, evitando com que elas entupam o fluxo de água, além de criar um espaço entre filtro e porta filtro para que os gases do café sejam liberados;

              

  • A abertura na parte inferior do filtro é maior comparada a de outros métodos como o filtro melitta, característica que permite uma flexibilidade e controle maior do fluxo de extração, o que não parece, mas pode fazer toda a diferença no gosto final do nosso cafézinho.


Após esta pequena introdução, agora vamos pôr a água no fogo!


  1. Para este método recomendamos moagem média e acreditamos que a partir de uma proporção de 1:12 ( por exemplo, 10g de café para 120 ml de água) você conseguirá encontrar a receita que mais se adequa ao seu paladar.
  2. Como de costume, primeiramente ferva a quantidade de água filtrada ou mineral necessária para sua receita (90-96 °C), sempre lembrando de adicionar um pouco mais na conta para que você possa escaldar seu filtro.
  3. Chegou a hora de montarmos nosso set up, encaixe o filtro V60 em seu porta filtros (dobre a borda do filtro para um encaixe perfeito) e como sugerido use uma parte da água para escaldar o filtro, esse processo é importante para pré aquecer o filtro além de eliminar quaisquer possíveis impurezas ou paladares presentes.
  4. Despeje o café previamente moído no filtro, aconselhamos que seja feito na moagem média, mas se sinta mais que à vontade para experimentar e se aventurar em novas receitas.
  5. Derrame um pouco da água sobre o café, apenas o suficiente para hidratá-lo. Esse processo chamado de pré-infusão é responsável por liberar e acentuar o aroma e o paladar do café.
  6. Em seguida despeje o restante da água fazendo movimentos circulares fazendo com que todo o café presente no filtro seja hidratado.
  7. Por último e mais importante, espere que todo o líquido escoe do filtro para o recipiente e aprecie seu Cafezal especial sem moderação !    

Saúde !!!

Carregando Ambiente Seguro