Métodos - Koar


Olá moradorxs ! Estamos de volta com nosso guia de métodos e dessa vez para te ajudar a extrair o máximo dessa experiência tupiniquim que é o KOAR. Criado e produzido no Brasil, este porta filtros tem design inconfundível devido suas 16 “ondas” (sulcos oblíquos) de 55 graus.

Este método vem chamando a atenção da comunidade devido ao grande controle que proporciona na hora de fazermos a extração, isso porque além de possuir uma saída de maior diâmetro seus sulcos mantém o filtro afastado das paredes do porta filtro resultando em ótimo fluxo. Assim, facilita o seu domínio sobre a velocidade e outros aspectos da extração e como consequência obtemos um café encorpado, com doçura realçada e acidez agradável.

O porta- filtros KOAR são disponibilizados em 4 materiais diferentes, sendo eles: Cerâmica, Acrílico, Inox e Porcelana.
Independente de qual destes você tiver, pode seguir o nosso passo a passo que vai ser sucesso ! 

Então vamos lá:

  1. Para este método recomendamos moagem média e acreditamos que a partir de uma proporção de 1:12 ( por exemplo, 10g de café para 120 ml de água) você conseguirá encontrar a receita que mais se adequa ao seu paladar.
  2. Como de costume, primeiramente ferva a quantidade de água filtrada ou mineral necessária para sua receita (90-96 °C), sempre lembrando de adicionar um pouco mais na conta para que você possa escaldar seu filtro.
  3. Chegou a hora de montarmos nosso set up, encaixe o filtro em seu porta filtros, aqui você pode usar o filtro específico do método produzido pela própria KOAR ou improvisar um filtro v60 (dobre a borda do filtro para um encaixe perfeito) e como sugerido use uma parte da água para escaldar o filtro, esse processo é importante para pré aquecer o filtro além de eliminar quaisquer possíveis impurezas ou paladares presentes.
  4. Despeje o café previamente moído no filtro, lembrando que sempre se possível moer na hora ! Faz uma baita diferença. 
  5. Derrame um pouco da água sobre o café (cerca de 20% do total) , apenas o suficiente para hidratá-lo. Esse processo chamado de pré-infusão é responsável por liberar e acentuar o aroma e o paladar do café.
  6. Em seguida, despeje o restante da água dividindo-a em dois ataques. Fique atento em fazer movimentos circulares para que todo o café presente no filtro seja hidratado. Lembre-se que o resultado de seu café também depende da velocidade com que você fará estes ataques ( ataques mais lentos te darão um café mais encorpado devido a maior duração do processo de extração, já ataques mais rápidos resultam em cafés mais suaves devido ao maior fluxo de água e consequentemente um menor tempo em contato com o pó de café) 
  7. Por último espere que todo o líquido escoe do filtro para o recipiente e o mais importante aprecie seu Cafezão especial sem moderação !

Por Matheus Rezende

Carregando Ambiente Seguro