Embalagem de café é tudo igual?

Fala moradores, tudo certo com vocês?

Espero que sim! Hoje vou abordar aqui um assunto que surgiu numa conversa com meu amigo esses dias sobre as embalagens dos cafés. Estávamos
tomando um café delicioso da tarde e comentei que estava escolhendo a embalagem mais adequada para o nosso novo café, quando Henrique me solta “embalagem de café é tudo igual!”. Sorri, e achei interessante trazer esse tema pro blog.

Todos os cafés são iguais? Perguntei ainda sorrindo. Ele fez que não com a cabeça. Então perguntei o porquê de não serem todos iguais e ele disse que uns eram bons e outros ruins. Prossegui com a seguinte questão: será que as embalagens dos cafés podem influenciar em alguma coisa? A expressão de dúvida tomou conta do seu rosto.

As embalagens, assim como os cafés não são iguais. O café que você compra no supermercado por exemplo, ele pode vir embalado a vácuo ou numa embalagem almofada, que são as mais comuns. Na embalagem a vácuo todo o oxigênio é retirado através de uma aspiração feita logo que o café vai pra embalagem. A retirada do oxigênio evita a decomposição dos elementos do café, mantendo um aroma mais forte e o sabor mais concentrado por mais tempo.

Já na embalagem almofada, que leva este nome por lembrar uma almofadinha, encontramos a presença de ar. A embalagem conta com micro furos para a eliminação do gás carbônico que é produzido pelo café pós torra, mas por esses mesmos poros o oxigênio entra e o aroma sai aos poucos. Em contato com o oxigênio o sabor do café é afetado, trazendo um café mais fraco e menos cheiroso, já que ele não está protegido da umidade e da entrada de ar.

Depois de passar essas informações pro Henrique, ele encarou a embalagem do nosso café e disse, “essa embalagem é a vácuo ou almofada?

E o que é esse botãozinho nela?” Parece que as embalagens não são todas iguais, hehehe, pensei. O botãozinho que ele se referiu, na verdade é uma válvula, que serve para proteger os grãos torrados dos fatores naturais (que já foram falados ali em cima) que podem alterar o seu sabor e aroma iniciais.

A embalagem com válvula desgaseificadora ou válvula aromática, é utilizada no armazenamento de cafés especiais. Essa válvula possui sentido único, permitindo a eliminação do gás carbônico do café recém torrado e impedindo a entrada de oxigênio. Assim, o aroma e o sabor do café são totalmente preservados. Ao abrir a embalagem o cheiro do café toma conta do ambiente igual perfume importado e o seu sabor possui mais força e frescor. Por exemplo, no caso da nossa embalagem, você não vai precisar colocar 50 colheres de pó de café para fazer uma xícara com um sabor forte, rs. 50 é exagero, haha. Mas vocês entenderam.

Por fim, Henrique me perguntou, “o que fazemos com o café depois da embalagem aberta?”. Eu respondi, mas esse assunto eu conto pra vocês numa próxima.

Abração galera!

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Carregando Ambiente Seguro